Cooperativismo do Sul perde Rui Polidoro Pinto

Blog

Ele é reconhecido por uma vida dedicada ao setor agropecuário e cooperativista

Ao longo de sua trajetória, Rui Polidoro Pinto teve papel decisivo em ações para fortalecer a cadeia produtiva do trigo

Faleceu neste domingo (26) o advogado e professor Rui Polidoro Pinto aos 85 anos. Um dos expoentes do cooperativismo brasileiro, ele foi vítima de embolia pulmonar. Ele deixa esposa, três filhos e sete netos. O velório ocorre em Ijuí (RS) até às 13h desta segunda-feira (27), quando o corpo será levado para Santa Bárbara do Sul (RS), onde será sepultado no cemitério municipal.

Natural de Santa Bárbara do Sul, Rui Polidoro Pinto é reconhecido por uma vida dedicada ao setor agropecuário e cooperativista. Ex-vice-presidente da Organização das Cooperativas do estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), ex-presidente da Federação das Cooperativas Tritícolas do Rio Grande do Sul (Fecotrigo) e da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), ele também comandou a Câmara Setorial das Cadeias Produtivas de Culturas de Inverno do Ministério da Agricultura e foi conselheiro de entidades como Embrapa Trigo, Apromilho, Fepagro, Fundacep e Emater.

Ao longo de sua trajetória, Rui Polidoro Pinto teve papel decisivo em ações para fortalecer a cadeia produtiva do trigo, estimulando o desenvolvimento de pesquisa, o uso do plantio direito, a melhoria genética de variedades e o fomento à assistência técnica aos agricultores pelas cooperativas. Também atuou fortemente pela liquidez na atividade tritícola, defendendo o respeito ao preço mínimo remunerador ao produtor. Ele ainda contribuiu de forma fundamental para os movimentos nacionais que culminaram com a criação do Programa de Revitalização de Cooperativas de Produção Agropecuária (Recoop) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

 Ele é reconhecido por uma vida dedicada ao setor agropecuário e cooperativista 

Tags :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Também:

Aurora Coop inaugura planta de aves em Itapejara

O investimento destinado à produção de frango griller soma R$ 210 milhões A indústria expandiu sua área construída, passando de 13.231 para 18.565 metros quadrados A Aurora Coop inaugura nesta terça-feira (18), em Tapejara (RS), a unidade de abate e processamento de aves de São Silvestre, modernizada e ampliada após investimentos de R$

Veja mais »
plugins premium WordPress