Prêmio incentiva a inovação e a excelência do agronegócio
A Gerdau revelou os vencedores da 36ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra (PGMT). A premiação foi anunciada oficialmente durante a Expointer, feira que acontece até o dia 7 de setembro em Esteio (RS). A iniciativa reconheceu os destaques do setor presentes no evento e inscritos no Prêmio, entre fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas, e empresas de softwares focadas no segmento agro.
Neste ano, na categoria “Novidade Expointer Agricultura de Escala”, a empresa premiada foi a CNH Industrial Brasil Ltda / New Holland, de Curitiba (PR), com o produto “Colheitadeira CR7+ Arrozeira”. A colhedora é utilizada em culturas de grãos como soja, milho, feijão, trigo e arroz, esta última com particularidades como alta abrasão e volume de massa. Já na categoria “Novidade Expointer Agricultura Familiar”, a vencedora foi a empresa Jumil – Justino de Moraes, Irmãos S/A, de Batatais (SP), com o produto “Natura 2400”. A semeadora é utilizada para hortaliças de sementes pequenas e de alto valor agregado, como cebola, cenoura, beterraba e alface.
Na categoria “Inovação Digital Expointer”, o sistema vencedor foi o “Keplerflix”, da empresa Kepler Weber Industrial, de Panambi (RS). O produto premiado é uma plataforma online, interativa e por assinatura, que objetiva auxiliar na capacitação técnica dos operadores de silos e armazéns e engloba as etapas de recebimento, limpeza, secagem, armazenamento e expedição de grãos. Na edição da Expointer, o prêmio Destaque do Júri foi para o “V Control Dosador a vácuo de sementes”, da empresa Toplanting, de Cruz Alta (RS). O equipamento premiado é um dosador e condutor de sementes, um componente importante no processo de semeadura de grãos. O sistema é responsável por dosar, conduzir e depositar sementes no solo em espaçamentos uniformes e previamente definidos.
A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão julgadora formada por professores e pesquisadores das mais conceituadas universidades e instituições de pesquisa agronômica do Brasil, incluindo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de Passo Fundo (UPF), Embrapa Arroz e Feijão (GO) e Embrapa Trigo (RS) e também do Instituto Argentino de Normalização e Certificação (IRAM) de Buenos Aires, Argentina.
Prêmio incentiva a inovação e a excelência do agronegócio